Loading...
 

Bolsa de Investigação Científica

Tema
Bolsa de Investigação Científica
Fecha límite
6 de Junho de 2014.
Descripción

Universidade Nova de Lisboa
Instituto de Tecnologia Química e Biológica
Anúncio para atribuição de Bolsa de Investigação Científica
No âmbito do projecto PTDC/BBB-BQB/2294/2012

Encontram-se abertas candidaturas a uma Bolsa de Investigação Científica no âmbito do projecto “Disentangle the Functional and Structural Modularity of the Peripheral Arm from Respiratory Complexes I”, Referência “PTDC/BBB-BQB/2294/2012, financiado por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia/MEC (PIDDAC).

Área Científica: Química/Bioquímica

Formação Académica: Mestrado ou Mestrado Integrado em Bioquímica, Química, Biologia, ou áreas afins, com média final (mestrado integrado) ou ponderada (licenciatura + mestrado) igual ou superior a 16 valores .

Outros Requisitos: Motivação para investigação e boa capacidade de trabalho.
Bons conhecimentos de língua inglesa. Vontade de progressão para doutoramento.

Trabalho a desenvolver: Este projecto insere-se no estudo de cadeias respiratórias microbianas e dos processo de conversão de energia, sendo o trabalho desenvolvido no Laboratório de Biological Energy Transduction do ITQB (http://www.itqb.unl.pt/bet). Os processos de transdução de energia são determinante à vida. As células utilizam diferentes formas de energia para importação de solutos, construção dos seus constituintes e mobilidade. Na grande maioria das céluas a maior parte da energia é transduzida por proteínas membranares, como é o caso dos complexos proteicos constitutintes das cadeias respiratórias. Nestes complexos a transferência electronica termodinamincamente favoravel está acoplada à translocação de catiões termodinamicamente desfavoravel. A ener gia libertada pela transferência electronica é transduzida sob a forma de diferencia de potencial electroquímico transmembranar. O complexo I das cadeias respiratórias é um enzima transductor de energia presente na maior parte das bactérias e em todos os mitocondrios, sendo o maior contributor para o estabelecimento e manutenção do potencial de membrana. O seu mau funcionamento está associado a diversas patologias, nomeadamente doenças degenerativas, como Parkinson e Distonia.
O projecto tem como objectivo investigar os mecanismos de transdução de energia pelo complexo I da cadeia respiratória, nomeadamente investigar a cinética de transferência electrónica e de redução da quinona e de translocação de iões, H+ e Na+, assim como estudar o mecanismo de acoplamento da transferência electrónica à translocaç&at ilde;o iónica. Neste trabalho o complexo I bacteriano será estudado recorrendo uma abordagem multidisciplinar, utilizadondo tecnicas de biologia molecular, bioquimica e biofísica.

Legislação e regulamentação aplicável: Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pela Lei nº 40/2004, de 18 de agosto, alterado e republicado pelo Decreto-Lei nº 202/2012, de 27 de agosto e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012, de 29 de Outubro e pela Lei nº 12/2013, de 29 de Janeiro e pelo Decreto-Lei n.º 89/2013, de 9 de julho; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. — 2013; Regulamento de Bolsas de Investigação do Instituto de Tecnologia Química e Biológica, em vigor.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Laboratório de Biological Energy transduction do Instituto de Tecnologia Química e Biológica da Universidade de Lisboa, sob a orientação científica da Doutora Manuela M. Pereira

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá à duração de 6 meses, eventualmente renovável, com início previsto em 1 de Agosto de 2014, em regime de exclusividade, conforme regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. e regulamento de bolsas do ITQB.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 980 mensais, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores).

Métodos de selecção: Será feita uma avaliação curricular e, em caso de necessidade, haverá lugar a entrevista. Serão entrevistados pelo menos os três primeiros classificados segundo a aviação curricular. Nos casos seleccionados para entrevista esta terá um peso de 30% e a avaliação curricular um peso de 70% na avaliação final.

Composição do Júri de Selecção: Manuela M. Pereira, Presidente do Júri e Miguel Teixeira e Ana P. Batista como vogais efectivos e Afonso M. Duarte como vogal suplente.

Documentos de candidatura: As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, cópia do certificado de habilitações e carta(s) de recomendação.

Forma de notificação dos resultados: Todos os candidatos serão notificados do resultado final através de e-mail.

Prazo de candidatura: O concurso encontra-se aberto no período de 26 de Maio a 6 de Junho de 2014.

As candidaturas devem ser remetidas para:
Manuela M.

ItemID


Apúntate a la lista precarios-info

 

Colabora

  • Donar con tarjeta o PayPal: